A confeitaria portuguesa é rica e variada, com muitas receitas tradicionais que existem desde os tempos dos conventos e mosteiros. Os doces conventuais portugueses (nome popular) são conhecidos pela sua história, técnica e sabor. Eles foram criados por freiras e monges durante os séculos XVI e XVII, e são considerados uma verdadeira arte culinária.
Leia o artigo até o fim e conheça alguns destes confeitos deliciosos!! 😋⤵️
Pastel de Nata
O pastel de nata é um dos doces conventuais mais famosos de Portugal. Criado no século XVIII pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, o pastel de nata é feito com massa folhada crocante e um creme suave de ovos e açúcar. É servido quente e polvilhado com açúcar e canela.
Pão de Ló
O pão de ló é um bolo muito popular em Portugal, mas também bastante consumido no Brasil, principalmente pela sua textura macia e delicada. Ele foi criado pelas freiras do Convento de Santa Clara, em Coimbra, no século XVII. É feito com ovos, açúcar e farinha, e assado em forno. Há várias variações do pão de ló, incluindo uma versão com amêndoas, chamada de pão de ló de Margaride.
Toucinho do céu
O toucinho do céu é um doce conventual originário de Guimarães, no norte de Portugal. Talvez uma mistura diferente ao paladar brasileiro, esse doce é feito com açúcar, amêndoas, gemas de ovos e, acredite se quiser, toucinho de porco. É assado em forno e servido frio. O toucinho do céu é conhecido pelo seu sabor rico e intenso.
Queijadas de Sintra
Feitas com açúcar, gemas de ovos, farinha e queijo fresco, as famosas Queijadas de Sintra foram criadas pelas freiras que habitavam a região, especificamente no Convento da Penha Longa. Para preparar, as queijadas são assadas em forno e servidas frias, normalmente com açúcar em pó por cima.
Ovos moles de Aveiro
Os ovos moles de Aveiro são um doce conventual muito popular na cidade de Aveiro, no centro de Portugal. Eles são feitos com gemas de ovos e açúcar, e moldados em formas de concha. Para complementar com uma experiência sensacional aos amantes da culinária e cultura portuguesa, esse doce é servido em uma caixa de madeira decorada especial, criando uma lembrança típica da cidade.
Fidalguinhos
O Fidalguinho é um doce conventual originário da cidade de Estremoz, no Alentejo. É feito com açúcar, amêndoas, ovos e farinha.
Pastel de Tentúgal
O pastel de Tentúgal é um doce conventual originário da cidade de Tentúgal, bem no centro de Portugal. É feito, basicamente, com massa folhada e um recheio de ovos e açúcar, e têm uma forma retangular. Para finalizar, é assado em forno e polvilhado com açúcar em pó. Os pastéis de Tentúgal são famosos por sua textura crocante e sabor doce.
Experimente todas essas delícias no Bacalhau, Vinho & Cia!
Conheça uma das nossas tradicionais unidades e se delicie com a verdadeira culinária portuguesa!
Itaim Bibi – 📍R. Joaquim Floriano, 541.
Barra Funda -📍R. Barra Funda, 1067.
Aguardamos a sua visita ao Bacalhau, Vinho & Cia! 💛