Quando se fala de comida em Portugal, é comum se lembrar dos pratos tradicionais, como o bacalhau, os cozidos e a carne de porco. Mas as comidas de rua também são uma parte importante de qualquer cultura culinária, e merecem ser conhecidas e apreciadas. Neste artigo, vamos falar sobre as comidas de rua mais populares em Portugal, que vão desde os famosos pastéis de nata, às bifanas e outros petiscos típicos.
Pastel de nata
Começamos com o mais famoso de todos: os pastéis de nata. Originários de Belém, em Lisboa, esses deliciosos doces são uma das maiores atrações turísticas de Portugal. A receita é simples: uma massa crocante e folhada recheada com um creme de ovos e açúcar que é assado até ficar dourado e crocante.
Os pastéis de nata podem ser encontrados em muitas confeitarias em Portugal, mas é na famosa Pastelaria de Belém que você encontrará os melhores. A receita secreta é guardada a sete chaves há mais de 150 anos, e o sabor é inconfundível.
Bifana
Outro clássico da comida de rua em Portugal é a bifana. Um pãozinho com carne de porco temperada e frita na hora, a bifana é uma opção rápida e saborosa para quem quer uma refeição rápida e mais em conta.
As bifanas são encontradas em muitas barracas de comida de rua em Portugal, mas há um lugar em particular que é famoso por elas: a Casa Guedes, no Porto.
Francesinha
Se você está procurando uma refeição mais substancial, a francesinha é uma ótima opção. Originária do Porto, esse sanduíche é composto de fatias de pão de forma recheadas com carnes variadas, como linguiça, queijo e molho de tomate e cerveja. Tudo é coberto com queijo derretido e um ovo frito no topo.
A francesinha é uma refeição muito pesada, mas é uma delícia. É encontrada em muitos lugares em Portugal, mas novamente, a cidade do Porto é onde se encontram as melhores. O Café Santiago é uma opção muito popular entre os moradores locais.
Prego no pão
Com um nome diferenciado, que está relacionado a Manuel Dias Prego, proprietário de uma taberna na Praia das Maçãs no final do século XIX, onde servia o original prego no pão. Resumindo, esta iguaria consiste em um pãozinho com carne de vaca grelhada e temperada com alho, sendo uma opção rápida e saborosa para quem está com fome e quer matá-la com muito sabor.
Hoje em dia os “pregos no pão” são encontrados em muitas barracas de comida de rua em Portugal, mas há um lugar em particular que é famoso por eles: a Cervejaria Ramiro, em Lisboa. Os pregos da Cervejaria Ramiro são tão bons que muitos os consideram os melhores de Portugal.
Queijadas
E se você tem um paladar doce, as queijadas são uma ótima opção de comida de rua em Portugal. Esses bolinhos doces são feitos com queijo fresco, açúcar, ovos e canela. Eles têm uma textura macia e cremosa e são uma sobremesa popular em todo o país, até mesmo em algumas regiões aqui do Brasil.
A Casa das Queijadas, pioneira na preparação dessa delícia, existe desde 1930 e é famosa por suas incríveis queijadas.
Outras opções populares de comidas de rua em Portugal
- Caldo Verde: uma sopa feita com couve-galega, batata, cebola e chouriço
- Churro: o famoso doce frito coberto com açúcar e canela, parecido com o próprio churros brasileiro
- Pataniscas: um tipo de bolinho frito feito com bacalhau e batatas
- Bolas de Berlim: outro bolinho frito, desta vez doce, com creme de pasteleiro (o creme de confeiteiro de Portugal) e açúcar Sardinhas assadas
Experimente algumas destas delícias!
No tradicional Bacalhau, Vinho & Cia, onde servimos a verdadeira comida portuguesa há 50 anos, temos diversas delícias da culinária portuguesa para você apreciar e se deliciar.
Conheça uma de nossas unidades:
Itaim Bibi – 📍R. Joaquim Floriano, 541.
Barra Funda -📍R. Barra Funda, 1067.
Aguardamos a sua visita! 💛